O teólogo John Piper compartilhou seis maneiras pelas quais as pessoas solteiras que querem se casar podem manter seu desejo de casamento na perspectiva correta e abster-se de “noções irrealistas” de que essas uniões são a “chave para a felicidade”.
Em um podcast “Ask Pastor John” postado em desiringGod.org na quarta-feira, o teólogo reformado respondeu à pergunta: “Como eu mantenho meu desejo de casamento, como uma pessoa solteira que gostaria de se casar, na perspectiva correta? ”
Em primeiro lugar, o desejo de casamento está na perspectiva correta quando é um desejo de casamento por amor de Cristo, disse o pastor, citando 1 Coríntios 10.31: “Quer você coma ou beba, ou faça o que fizer, faça tudo para a glória de Deus."
“Desejo comer pizza em nome do Senhor Jesus. Desejo um copo de água em nome do Senhor Jesus. Deseje sexo em nome do Senhor Jesus. Desejem o casamento em nome do Senhor Jesus ”, explicou ele.
Segundo Piper o desejo pelo casamento deve ser carregado, moldado e sustentado pela fé. Significa “deixar o desejo ser incorporado na confiança de que Deus não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por você”.
Em terceiro lugar, o desejo de casamento está em perspectiva adequada quando "a tristeza de não o ter não azedam o cinismo e a amargura", disse Piper.
"Não é errado ter tristeza", esclareceu ele. "Mas é errado não se alegrar e viver para os outros, e se absorver em cinismo, amargura e auto piedade."
Piper disse que o desejo de casamento não deve "diminuir o zelo para glorificar a Deus com a liberdade de solteira" e nem manter "noções irrealistas de que o casamento é a chave para a felicidade".
"Não é errado sonhar com os tipos de felicidade que uma pessoa pode ter no casamento", disse ele. “Mas não deixe seu desejo se intensificar porque você idealiza o casamento como o Céu na Terra. Não só o casamento não é o Céu na Terra – não é o Céu no Céu. Não estará lá: "Na ressurreição, nem se casam nem se dão em casamento" (Mateus 22.30).
Finalmente, Piper aconselhou pessoas solteiras a se tornarem parte de uma igreja amorosa que prega a Bíblia.
Piper, que é casado com sua esposa, Noël, há mais de 50 anos, frequentemente aborda o assunto do casamento e escreveu vários livros sobre o assunto.
Anteriormente, ele explicou que Deus não fez o casamento durar por toda a eternidade porque seu desaparecimento deixa claro o que sempre foi verdadeiro – "que as pessoas não casadas são as beneficiárias completas das maiores alegrias eternas".
"O casamento acaba porque todos os seus prazeres são prelúdios e apontam para algo muito melhor do que o coração humano não pode imaginar", concluiu Piper.
Aconselhando aqueles que nunca se casam, Piper disse: "Quanto mais você sentir que sentiria falta disso, mais deveria se alegrar por ser substituído. Com todos os gostos ou sonhos, lembre-se: isso é apenas antevisão – apenas prelúdio."