Graça e paz queridas, hoje quero falar sério com voçês sobre um assunto bem delicado, roupas…
Não sou nenhuma estilista, blogueira ou entendida de moda mas conheço um pouco da Palavra de Deus e posso dizer o que a Bíblia diz sobre a moda.
Em 1Tm 2:9 diz: Quero também que as mulheres sejam sensatas e usem roupas decentes.
Muitas igrejas erram por inventar regras humanas sobre roupas. Mas, muitas outras erram por se recusarem a estudar e ensinar cuidadosamente, sobre modéstia, pureza e decência…
Vejo que o problema não é se uma pessoa usa calça ou saia, mas sim, se a roupa em si se adequada aos princípios da Palavra de Deus.
Por isso não estou aqui para criar regras e sim para dar algumas sugestões de como ajustar a moda com os princípios da Palavra de Deus.
Por exemplo…
– Calça cós baixo– Lindo, eu uso! Mas tem irmãs que encaram o baixo mesmo e ai fica o dia inteiro tentando se cobrir. Há decência nisso, em mostrar o cóccix?
– Tomara que caia– Olha o nome! Começa por ai, a lindinha vem para o culto e começa a dançar o louvor: essa montanha se moverá, se moverá, se moverá… precisa concluir esse ponto?
– Roupas de festas– Está lá o pastor convidado que vai abençoar as alianças ou o aniversariante, e de repente as irmãzinhas começam a chegar… socorro!!!… É inacreditável, algumas delas a gente nem reconhece, umas roupas sensuais e desapropriadas, que descaracterizam a moça crente, uns vestidos transparentes com renda ilusion que mostra tudo, uns decotes em V, vê tudo mesmo. As mulheres sábias entenderam o que estou falando.
– Roupas de academia– Bem falado: A C A D E M I A… aqueles macacões que parecem que foram colocados a vácuo e aí a irmã com seu corpão de violão malhado não fica só na academia, mas desfila por toda a cidade e se acha no direito de achar ruim quando um homem fala com ela na rua dizendo: gostei do seu capô de fusca! Troque sua roupa se você for para outro lugar.
Amadas irmã, não estou criando uma nova doutrina do que se deve ou não usar, mas a bíblia diz em Rm 12:2 que nós não devemos tomar a forma deste mundo e isso inclui nossas vestes também.
É claro que as mudanças nas roupas, só terão significado se vierem como consequência de uma mudança mais profunda que acontece nas nossas estruturas e não apenas na fachada. É preciso mais do que uma mudança cosmética!
Podemos andar na moda sim, nos arumar sim, nos embelezar claro que sim…
O que não podemos fazer é desagradar a Deus quebrando Seus princípios bíblicos.
Quer uma dica?
Antes de sair de casa vá até o espelho e faça uma pergunta: Espírito Santo essa roupa está na moda pra você?
Com certeza se você estiver aberta Ele vai falar…
Deixe a luz de Deus brilhar através de você!
*Pra Jack Bueno é pastora da Igreja Evangélica em Campo Grande, casada com Pr. Ademir Bueno, é locutora na rádio H.Ora e é formada em Teologia pelo Centro de Formação Ministerial.
Redes Sociais: facebook.com/prajackbueno, @prajackbueno