“Quando entendemos a Escatologia, descobrimos que esse assunto gera esperança, consola e extingue o medo”, esclarece pastor Vinícius

Compartilhe:

Vinícius Misael Alves de Lima, 29, é pastor e vice- presidente da Igreja Verbo da Vida e professor do Rhema de Campo Grande, MS. Vinícius tem se dedicado muito ao estudo da escatologia ( estudo das últimas coisas). Segundo o pastor, muitos cristãos têm medo do livro de Apocalipse e das passagens que falam sobre os últimos dias, e esse medo é justamente pela falta de conhecimento sobre o que a bíblia revela sobre o assunto.

Em uma entrevista ao TG, Vinícius Misael esclarece um pouco sobre o que é a escatologia.

TG: O que significa escatologia?

Pr. Vinícius: A palavra Escatologia vem da junção de duas palavras no grego eschatos, que significa “último, derradeiro, final, extremo”, e logos, que significa “palavra, doutrina, ensino”. Portanto, escatologia significa “estudo das últimas coisas” ou “estudo das coisas futuras”.

Esse assunto é muito importante porque é bastante abordado nas Escrituras, aproximadamente 37% da Bíblia tratam sobre os eventos do fim. Em todo o Novo Testamento, apenas três livros não falam sobre a volta de Jesus: Filemom, 2 João e 3 João. Se Deus teve o cuidado de destinar mais de um terço de sua Palavra, para tratar de um tema, significa que temos de estudá-lo.

Quando entendemos um pouco sobre a Escatologia, descobrimos que esse assunto gera esperança, consola e extingue o medo. Além disso, nos estimula a ter uma vida de santidade, incentiva nosso serviço cristão, desperta em nós consciência de eternidade e de brevidade da vida.

“Bem-aventurados [mais do que felizes] aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.” Apoc 1.3

TG: É possível definirmos a escatologia de uma maneira geral ou ela é dividida em partes.

Pr. Vinícius: Escatologia é um assunto muito amplo. Então, para ser bem estudado precisamos dividi-lo em partes. Seguem os principais assuntos:

Arrebatamento: é um dos eventos mais comoventes e emplogantes da Bíblia. Esse evento marca a volta de Jesus para buscar a Sua Igreja e ocorrerá antes da Tribulação. Assim será o arrebatamento, de repente, num piscar de olhos, Jesus descerá dos céus, na companhia dos que morreram em Cristo. Eles serão transformados em novos corpos ressuretos, vivos e imortais. Mesmo aqueles cujos corpos há muito tempo se decompuseram, ou cujas cinzas foram espalhadas sobre os oceanos, receberão um novo corpo. Este novo corpo se reunirá com o espírito e a alma da pessoa, que Jesus trará consigo. Os crentes que estiverem vivos nesse dia, também terão seus corpos transformados em novos corpos imortais, incorruptíveis. Depois, todos os crentes serão transportados subitamente aos céus para encontrarem com o Senhor, e estaremos para sempre com Ele. Aqueles que estiverem vivos nesse dia e rejeitaram a salvação de Jesus, serão deixados para trás.

Tribunal de Cristo: após o Arrebatamento, todos os cristãos deverão comparecer perante Cristo para serem julgados por Ele. Esse Tribunal não se refere a um julgamento que poderá resultar em perda da salvação, mas em uma distribuição de galardões, pois os pecados da Igreja já foram julgados na cruz do calvário. Apenas os salvos estarão ali. Paulo menciona esse nosso comparecimento perante “o tribunal de Cristo” em 2 Coríntios 5.10 e em Romanos 14.10.

Tribulação: é um evento subsequente ao Arrebatamento da Igreja. Vai ocorrer na terra e tem duração de sete anos. Jesus disse que esse seria um tempo de “grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, nem jamais haverá” (Mateus 24.21). Como dizem Tim Lahaye e Tomas Ice: “Pegue o horror de cada guerra desde o início dos tempos, acrescente cada calamidade natural registrada na história, retire todos os obstáculos para que toda a indescritível crueldade, ódio e injustiça do homem contra seu semelhante possa chegar a atingir plenamente as últimas consequências, e comprima tudo isso em um período de sete anos”, isso é a Tribulação. Bom, ainda bem que não vamos estar aqui!

Segunda Vinda de Cristo: esse é o evento mais emocionante da história da humanidade. Se na primeira vinda de Jesus, ele veio como cordeiro e servo “sofredor”, e mesmo assim dividiu a história, imagina quando ele vier para essa terra como leão e Rei. Esse evento encerra o período tribulacional e será o momento em que Jesus vai voltar para a terra com poder e muita glória, juntamente com os seus santos, para estabelecer o reino milenar.

Milênio: essa é uma palavra que vem do latim millenniu, que significa “mil anos”. Esse será um tempo onde o próprio Jesus estabelecerá seu trono sobre a terra, e governará ela por mil anos. Será um tempo maravilhoso em que toda a criação será restaurada, e a justiça, a paz e a alegria prevalecerão.

Julgamento do Grande Trono Branco: esse julgamento ocorrerá no final do Milênio e será para todos os que não estão com os nomes escritos no livro da vida, ou seja, os não salvos. Eles serão lançados no lago de fogo.

Estado Eterno: é o futuro eterno preparado por Deus. Serão criados novos céus e nova terra. Viveremos na Nova Jerusalém, agora estabelecida sobre a terra, uma cidade com fundamentos de pedras preciosas, gigantescos portões de pérolas e ruas de ouro. Deus Enxugará dos nossos olhos toda lágrima, e morte já não existirá, todas as coisas serão feitas novas. Aleluia! As muitas maravilhas do estado eterno devem fazer que os crentes aguardem o futuro com grande esperança!

“E o Espírito e a Noiva dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha, e quem quiser tome de graça da água da vida.” Apocipse 22:17

Pastor Vinícius finaliza citando um trecho do livro de Tim Lahaye e Tomas Ice, para aqueles que conhecem seu futuro glorioso, “não apenas sabem o que nosso Deus amoroso tem planejado para o futuro deste planeta e das bilhões de pessoas que nele vivem, mas demonstram também uma firme confiança em relação ao futuro e não estão com medo. Não somente sabem o que o futuro reserva; eles conhecem Aquele que domina o futuro.”

 

Por Alzira Gavilan