80% não segue indicação de lideranças religiosas na hora do voto

Compartilhe:

A pesquisa do Datafolha publicada nesta semana revela que de cada 10 brasileiros, 8 não levam em conta a opinião dos líderes religiosos na hora de votar.

Conforme a pesquisa, 98% dos brasileiros disseram que acreditam em Deus. Destes, 32% são evangélicos e 52% são católicos. Desse contingente, 26% dos evangélicos dizem considerar a opinião do líder religioso na hora de votar. Entre os católicos o índice cai para 17%;  9% dos entrevistados afirmaram já ter votado em algum candidato indicado pela instituição religiosa. A pesquisa não contabilizou os 8% que disseram não ter religião.

Para Gerson Moraes, professor de teologia e de política da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é errado tratar evangélicos como uma massa uniforme. “Por exemplo, grupos históricos, em geral mais escolarizados, têm a visão de que a igreja pode ser a consciência do Estado, mas jamais dominar o Estado”, declara em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

O estudo apontou ainda que 52% dos entrevistados não votariam em um ateu para presidência de jeito nenhum. Entre possíveis candidatos evangélicos, 21% afirmaram que votaria com certeza, 24% não votariam de jeito nenhum e 46% disseram talvez. Para um candidato católico, 25% disseram que votariam, 49% ficaram no talvez e 16% assinalaram de jeito nenhum. A pesquisa foi feita em 194 cidades com 2.772 entrevistados, entre os dias 27 e 28 de setembro, e a margem de erro é de 2% para mais ou para menos. 

 

Com informações do jornal Folha de São Paulo