Brinco e Nana orienta jovens e lideres sobre um relacionamento santo

Compartilhe:

Nãna e Brinco viajam país para orientar lideranças e jovens sobre relacionamento

Claudio Brinco e Nãna Shara são líderes na Igreja Celular Internacional no Rio de Janeiro, cujos Apóstolos são José Antônio Lino e Ludmila Ferber. Nãna Shara se converteu em 2002 e Brinco em 2004. O casal viaja o país levando o Congresso “Firmados na Rocha” e ministrando sobre relacionamento. Em entrevista ao TG, o casal traz orientações valiosas para quem procura um namoro segundo a vontade de Deus.

Sexualidade

Tratar do assunto na juventude é falar sobre temor a Deus e santidade. Para a Pastora Nãna é preciso ressaltar que santidade não é um conjunto de regras, mas a decisão de viver para agradar a Deus e ter comunhão e intimidade com o Pai. Caso contrário, trata-se de uma barganha, motivado por interesse.  “Quando o jovem entende que para ter comunhão e relacionamento com Deus, ele vai precisar se santificar, ele começa a ter prazer, porque ele não quer ficar longe da presença de Deus e começa a ter prazer em se santificar, em ter um relacionamento santo e em se guardar”, destaca. A partir desse momento, a santificação passa a ser feita sem se tornar um fardo. É preciso desenvolver o temor, o zelo e o respeito a Deus como prova de amor a Ele acima de tudo.  

O Pastor Brinco orienta que o início do namoro precisa ser feito com propósito e não há como negociar com a carne, especialmente quando não há maturidade para encarar um relacionamento que em tese, em breve, tornar-se-á em casamento.   “A carne não se converte, não é confiável. Meu irmão vai andar de skate, vai andar de bicicleta, vai ler a Bíblia, vai estudar, vai buscar a vontade de Deus para sua vida, o seu ministério, o seu chamado para quando você estiver pronto pra isso você começar a orar pra casar”, esclarece. Para ele, o tempo de namoro também precisa ser pré- estabelecido. O ideal seriam dois anos, mas há exceções. De forma geral, quanto mais tempo se está com uma pessoa maior é a vontade de ter uma relação íntima fora do propósito, fora do casamento.

Movimentos dentro da Igreja

“Eu Escolhi Esperar”, “Namoro com Propósito”, “Não morda a Maçã” são movimentos recém criados para tratar sobre relacionamento na juventude. Para o pastor Brinco, congressos e cursos com esse tema levam milhares de jovens às igrejas, mas é preciso tomar cuidado para não virar entretenimento. “Será que realmente na camiseta está ‘Eu Escolhi Esperar’ mas na outra mão está ‘atiro para todos os lados’ e ‘quem me der mole eu vou passar o cerol’?, esse é que é o grande problema são os lobos de plantão, que são os loucos mas não os loucos de Jesus”, opina. O importante é consolidar a ideia de cada movimento no coração para se tornar um estilo de vida para os jovens. Neste ponto, mais do que uma frase em uma camiseta ou em um boné, o papel da igreja além de promover os encontros é trazer para perto aqueles que buscam por essa nova vida. Para a pastora Nãna, sem discipulado as lições não terão efeito.  “É fundamental o aconselhamento lado a lado, um homem ter um outro homem para ele ser aconselhado para ele confessar pecados e a mulher confessar para outra mulher, se a igreja não der essa continuidade a pessoa se perde e não se firma a semente que foi lançada”, ressalta a pastora ao reforçar o trabalho de tratar o caráter de cada jovem.

 “Existem coisas que são sérias e que precisam de libertação, cura e discipulado”, complementa Brinco.

Os Encalhados

Nãna Shara sentencia e consola os corações dos solteiros. Ela adverte que estar encalhado não significa ser solitário. Encalhado está quem casou errado e não pode se separar. Para quem está a procura da benção, a principal recomendação é desenvolver a fé e a perseverança.  “Muitas pessoas caem nesse equívoco achando, ‘ah, tê ficando pra titia’, ‘ah tá demorando muito’… dá um Glória a Deus porque você poderia estar casado e você teria que agüentar até o fim. Se ainda não chegou é porque o melhor de Deus ainda está por vir”, diz a pastora. Os solteiros têm o privilégio de realizar tarefas e serviços exclusivos para agradar somente a Deus e não ao cônjuge. “Deus é o mais interessados em nos fazer feliz, a recompensa vem D’Ele”, declara lembrando que vale a pena crer e pagar um preço,pois Deus costuma ser recompensador daqueles que O buscam.

Além disso, o Pastor Brinco lembra que Deus é fiel á sua Palavra. Não pode, por exemplo, começar a orar por alguém que já está comprometido.  “Deus não é fiel a luxúria, á nossa alma e a vaidade, muito menos á vontade da carne, Deus é fiel á sua Palavra”.  Há tempo para todas as coisas e tempo nesta questão encaixa-se como Kairós- palavra grega cujo significado é tempo oportuno, certo- o tempo de Deus.  É preciso buscar o Reino de Deus e a sua justiça e aprender a esperar, exercendo a função ministerial e os assuntos pertinentes a Casa de Deus enquanto o cônjuge não vem.

Início do namoro

Ao primeiro sinal de interesse, Nãna Shara orienta buscar a liderança antes de tomar qualquer atitude. A medida consegue proteger a pessoa de se decepcionar ou de se ferir, afinal a pessoa de interesse já pode estar em oração por outro irmão (ã). O líder ajuda a filtra a escolha e o futuro relacionamento já entra debaixo de autoridade antes mesmo de seu início. Busque o líder do futuro companheiro (a) e inicie o processo de oração. Firmado o compromisso oficial, com o consentimento dos líderes, recorre-se ao discipulado com o acompanhamento para proteger o casal, livre de manipulações ou pressões.  “Eu acho muito importante você recorrer ao seu líder em tudo. Se sentiu um desejo já conta logo para que ele possa filtrar e já te orientar como proceder, aí você vai estar debaixo da benção. O princípio da autoridade é uma das coisas que mais nos faz ser bem sucedidos”, declara a pastora.

Brinco acrescenta que o namoro tem a ver com maturidade. Para isso, é interessante que se tenha acima de 18 a 19 anos para realmente demonstrar interesse em orar por um compromisso, que logo vai ser tornar em casamento. No caso dos homens, é preciso se questionar se há estrutura e condições para constituir, em breve, uma família.  “Você não vai tirar a princesa da casa dela, pra colocar ela aonde? Vai morar aonde? Deus pode prover todas as coisas, porém a gente tem que tomar cuidado. A gente precisa consolidar essa galera, discipular e fazer com que essa maturidade venha no decorrer dos anos ministeriais para que, primeiro Jesus promova neles a cura, a libertação, a permanência no Reino e depois eles permaneçam em um futuro matrimônio”, finaliza.

Mensagem final – Pode ficar em boxe ou um balão ou pode nem entrar na matéria, deixo a critério de vocês

Nãna

“Vale a pena ser fiel, obedecer a Deus, crer na Palavra de Deus ainda que o mundo te puxe para esse sistema, corrompido, pornográfico e imoral, ainda que todo esse mundo te estimule eu quero te dizer que não é a Bíblia que ficou velha ou ultrapassada, é o mundo que se estragou e apodreceu de tal forma que o errado parecer certo e o certo parece errado. Mas a Bíblia diz em Romanos ‘transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis a boa, agradável e perfeita vontade de Deus’. Permita-se ser transformado por Deus, ser moldado pela Palavra. Santidade não é uma tentativa, é uma decisão. Decida viver santo, separado do pecado, separado para Deus e veja a honra e a Glória de Deus vir sobre a sua vida. Em nome de Jesus.”

Brinco

“A permanência no Reino de Deus requer um esforço da juventude, requer um esforço meu e seu. Eu quero dizer, pra juventude do Brasil, que sem santificação ninguém verá a Deus e eu costumo dizer novamente que pra mim, a pessoa só está pronta para se relacionar se ela está pronta para o casamento. A única coisa que vai ‘segurar’ é o temor, é a oração e é levar essa galera a viver em santidade, em nome de Jesus.”