Especialistas orientam como atingir metas para 2015

Compartilhe:

Já é tradição: todo início de ano a maioria faz promessas, traça novas metas e sonha com novas conquistas: entrar na faculdade, comprar um carro, embarcar para um intercâmbio e casar.

Mas cuidado. Na hora de colocar no papel as metas para o ano que se inicia, a psicóloga Ellen Queiroz aconselha a dar prioridade aos objetivos possíveis de serem concretizados pois alguns mantém objetivos e sonhos difíceis de serem alcançados, gerando frustração. Além disso, é importante traçar um planejamento com ações e metas a curto, médio e longo prazo, de preferência com data. Ir renovando a lista de desejos durante o ano é normal, pois deve-se lembrar que nem sempre o que se planejou há seis meses ainda é o ideal. “Anote no papel e faça o chek list das possíveis ações que se gostaria de fazer por menor que ela seja, e a partir de um tempo abandonar as metas que são mais difíceis e manter aquelas que são mais plausíveis”, orienta.

A especialista em comportamento humano e máster coach, Andrea Deis, recomenda traçar três grandes objetivos para a vida profissional e pessoal. Para ela, essas duas áreas precisam andar juntas para garantir mais qualidade de vida e satisfação. O próximo passo é estabelecer as metas para que sejam realizadas.   “Como eu vou me planejar com data, horário e as condições para que isso realmente aconteça? Quais são as ações, as atitudes que você vai ter que tomar para cada objetivo? E estabelecer prazos é imprescindível”, diz.

Entre as posturas que mais atrapalham o sucesso de alcance das metas é a procrastinação, ou seja, a mania de deixar tudo para depois.  “Esse ‘amanhã eu posso’ é um risco assim quase que imensurável”, avalia Andrea Deis.

 Não criar limitações e acreditar que se pode realizar aquilo também contribui para o sucesso. Vale lembrar que fazer uma poupança é quase uma garantia de realização de sonhos.

Agora quando a meta é emagrecer, reeducação alimentar é a chave para conquistar o novo peso. Refrigerantes devem ser substituídos por sucos naturais ou pela própria fruta. Carboidratos devem ser balanceados e em quantidade reduzida. Alimentar-se de 3h em 3h também ajuda a acelerar o metabolismo. A nutricionista Meyriélle Deboreto recomenda ter equilíbrio nas refeições, sempre optando pelas pequenas porções. “Pode-se fazer o uso do pão francês, do pão de forma, do iogurte mas em quantidade reduzida”, orienta.