3,7 mil casamentos de pessoas do mesmo sexo foram realizados em 2013

Compartilhe:

Em 2013, ano em que uma resolução do Conselho Nacional de Justiça determinou que os cartórios realizassem a união civil entre pessoas do mesmo sexo, o país registrou 3.701 casamentos do tipo, o que representa 0,35% do total. Deles, 52% foram entre mulheres e 48% entre homens. Os dados são das Estatísticas de Registro Civil 2013, divulgadas nesta terça-feira, 09 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A coordenadora do Núcleo de Diversidade Sexual na Educação da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Arilda Miranda Ribeiro, avalia o avanço como positivo. As uniões são reconhecidas para garantir direitos em casos de plano de saúde, previdência, registro de pensão entre outros.

A maioria dos casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo foram realizados no Sudeste – sendo 80% da região em São Paulo. A estudiosa acredita que o número de casamentos neste ano, tende a crescer em regiões como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio de Grande do Sul. As mulheres foram as que mais formalizaram a união; foram 1.926 casamentos. A idade mediana observada para os cônjuges de mesmo sexo foi de 37 anos para os homens e 35 anos para as mulheres, mais alta do que nos casais de cônjuges de sexo diferente, que é 30 e 27 anos, respectivamente. 

Para Arilda Ribeiro, é preciso que haja maior abertura nas entidades sociais em prol de mais esclarecimento e que a legislação ainda não protege os homossexuais, como é o caso da homofobia. Em parte, na opinião dela, ocorre pelo ativismo das bancadas mais conservadoras do Congresso. “Existe sempre uma preocupação com os homossexuais, mas os deputados e senadores não são unidos quando diz respeito á questão econômica, de saúde, de violência… a questão da homossexualidade une com muita força, as outras categorias, os católicos, os evangélicos, os protestantes, contar essa questão, mas eles não se unem quando a questão é a corrupção”, critica.  

Pela primeira vez o estudo analisou os números de casamentos gays no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, o casamento homoafetivo somou 43 em 2013, sendo 31 mulheres e 12 entre homens