Agentes religiosos deverão receber capacitação para combate ás drogas

Compartilhe:

Projeto em tramitação na Câmara Federal prevê que o curso “Fé na Prevenção”, torne-se programa de Estado com recursos oriundos do Fundo Nacional de Políticas Sobre Drogas e em leis orçamentárias. O curso terá ação voltada para atender agentes religiosos na luta de prevenção, combate e tratamento de dependentes químicos.

A capacitação é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça, com apoio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A ideia é capacitar agentes religiosos para auxiliar instituições públicas na prevenção ao uso de drogas. A primeira edição do curso foi realizada em 2009 com a participação de mais de 5 mil lideranças religiosas.

A proposta 5.618 de 2013 é de autoria do deputado Erivelton Santana (PSC/BA) e também tem objetivo de fortalecer as redes de apoio e tratamento, hoje custeadas, em grande maioria, por instituições religiosas e promover a busca ativa de dependentes químicos, além de promover parcerias com estabelecimentos de ensino para ações de capacitação e treinamento.

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara. Em caráter conclusivo, ele ainda passará pelas Comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Com informações do portal da Câmara Federal