O portal da Câmara Federal realiza desde fevereiro deste ano uma enquete sobre o conceito de família. Até o dia 12 de novembro, foram contabilizados 3.677.873 votos e é considerada a maior enquete realizada pelo portal desde então. A pergunta é “Você concorda com a definição de família como núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, prevista no projeto que cria o Estatuto da Família?”. O ToNoGospel votou e conferiu o resultado. Até esta quarta-feira, 50.2% votaram que “sim”, que concordam com o conceito previsto e 49.48% em “não”. O Estatuto da Família é um projeto de lei do deputado federal Anderson Ferreira (PR-PE) e contém diretrizes de polícias públicas voltada para a entidade familiar e obriga o poder público a garantir as condições mínimas para a “sobrevivência” desse núcleo, onde uma família seria formada apenas de uma união entre homem e mulher. O projeto prevê, por exemplo, a criação da disciplina “Educação para a família” nas escolas e o Dia Nacional de Valorização da Família, em 21 de outubro.
Neste formato, o projeto exclui as famílias formadas por uniões homoafetivas ou então por famílias constituídas por pais e mães solteiros.
Desde a criação da enquete muita polêmica foi criada, especialmente nas redes sociais. O grupo da “Ação Evangélica” convida aos usuários a participarem da enquete.
Mesmo sem valor estatístico algum, acredita-se que a enquete pode servir de argumento para aprovação do projeto. O presidente do grupo Arco Íris, Júlio Moreira, acompanha a discussão e rebate a justificativa de criação do projeto. “Todo formato de família é válido. Há aquelas constituídas por avós, sobrinhos, pessoas divorciadas, casais homoafetivos, mães ou pais solteiros… Não faz sentido o Poder Legislativo fechar os olhos para todas essas famílias, que já existem e precisam de respaldo”, afirma em depoimento ao jornal O Globo.
O presidente da comissão que analisa o Estatuto da Família, Leonardo Pucciani, diz que a participação popular pela enquete ajuda a promover o debate mas não tem valor estatístico e por isso mesmo, o resultado deve avaliado com cuidado. Ainda não há previsão para o fim da votação, mas espera-se que o relator do projeto apresente o texto final até o encerramento dos trabalhos legislativos de 2014.
E você concorda com o conceito de família formado pela união entre homem e mulher? Clique aqui e vote.