Justiça eleitoral recomenda eleitores usarem ?colinha? no domingo

Compartilhe:

O horário eleitoral gratuito termina na próxima quinta-feira, dia 02 de outubro, e muita gente ainda não sabe em quem vai votar no dia das eleições. Muitos eleitores de Campo Grande estão indecisos quanto á escolha dos candidatos, especialmente nos cargos para deputado estadual e federal.

No próximo domingo, dia 05 de outubro, entre 8h ás 17h, 1 milhão 818 mil e 937 sul-mato-grossenses, sendo 582.146 campo-grandenses, devem ir ás urnas.

Nestas eleições são cinco votos. Primeiro o eleitor escolhe o deputado estadual com cinco números; na sequência, a escolha será para deputado federal com 4 números; este ano, o Estado vai escolher 1 senador para completar o quadro de 3 no Senado Federal. O eleitor vai digitar 3 números.

O quarto voto será para governador que sucederá André Puccinelli (PMDB) e a escolhe exige 2 números e outros 2 números para presidente da república.

A previsão baseada no pleito de 2010 é que o eleitor demore 1 minuto e 14 segundos para completar o voto na urna eletrônica.

Para facilitar o procedimento, a justiça eleitoral recomenda que o eleitor leve o número dos candidatos, anotado em papel, a famosa “colinha”. De acordo com o chefe de cartório, Wilson Borba, serão distribuídos modelos no dia da votação. O material será enviado aos presidentes de mesa em cada seção eleitoral para serem disponibilizados em toda cidade. “É um papel onde consta espaço para o eleitor escrever o número dos 5 candidatos e ele levar isso pré anotado para que em frente á urna, ele vote rapidamente e não se confunda”, destaca.