Os homens são maioria nos cursos ligados à computação no Brasil, com 84% do total das matriculas. Também estão à frente no mundo corporativo, ao ocupar 94% dos altos cargos executivos das 100 maiores empresas tech do planeta (…) Corporações como Google, Facebook, Microsoft, IBM e uma centena de outras, além de muitas startups,agora querem aumentar a presença feminina em suas equipes. Os dados são revista Info, do mês de março de 2014.
Hoje, 64% da audiência do Facebook e 58% do Twitter são mulheres. As empresas digitais querem contratar quem tem empatia com essas clientes. E ninguém entende melhor uma mulher do que outra.
As mesmas oportunidades que os homens têm, as mulheres também podem aproveitar. Para tanto, as portas abrem-se em eventos como: “Google oferece curso de programação gratuito para mulheres”, “Mulheres de comunidades carentes são beneficiadas com cursos”, “O 2º Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia”. Tais cursos de especialização e participação servem para reforçar a autoestima e incentivar as participantes na busca contínua pelo seu crescimento na área de tecnologia da informação.
Existem também muitos grupos que organizam eventos para mulheres e tecnologia no país, entre eles: Rodada Hacker, Girls in Tech, Empreendedorismo Rosa, Women Who code, Mulheres na tecnologia -que teve a sua segunda edição em março deste ano- entre outros.
Segue algumas vantagens de entrar no mundo da tecnologia:
1- Um mercado em constante crescimento. O Brasil já é o sétimo mercado mundial de tecnologia da informação;
2- Bons salários. A área de TI, é uma das mais valorizadas atualmente, tem média salarial de 3,8 mil reais, apontou a pesquisa da Catho.
3- Reconhecimento desde os primeiros passos. “Há muito tempo a tecnologia da informação deixou de ser uma área dominada por homens. As mulheres têm mostrado grande interesse por setores da TI e são muito participativas e engajadas na sala de aula”, disse o prof. Dr Valderes Fernandes Pinheiro, coordenador geral da faculdade impacta, por meio de nota.
4- Ainda não tem muita concorrência. No Brasil, apenas 20% dos trabalhadores da área são mulheres, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
5- E é sucesso garantido, está na bíblia! Em Deuteronômio 30:09 dia: “E o Senhor teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos (…)”
“Conseguimos superar os paradigmas psicológicos e socioculturais e temos que usar em nosso favor tudo aquilo que a mulher tem de característica própria. Sensibilidade, percepção, análise mais detalhada e mais apurada, utilizo muito no meu dia a dia e faz a diferença”, diz Sheyla Rocha, diretora de negócios do Gad’Retail, empresa que oferece soluções de inteligência estratégica de varejo com foco na experiência de marca.
Quando Deus criou as mulheres também deu a elas a capacidade de usar a tecnologia em diversas áreas, especialmente em um mercado amplo e próspero, com evidentes oportunidades de realização profissional.
Juliana Santana