Adventistas precisam de atenção ao fazer inscrição no Enem

Compartilhe:

Até segunda-feira (19) mais 4.088.627 haviam confirmado inscrição para participar do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, deste ano. E para os guardadores do sábado, é preciso ter toda atenção na hora de confirmar os dados para fazer a prova.

No ato da inscrição é que os sabatistas inscritos terão a oportunidade de solicitar atendimento especial para realizar as provas de sábado, em horário diferenciado dos demais inscritos.  Se o participante não se declarar sabatista durante o período de inscrição, não poderá solicitar essa opção depois.

De acordo com a página do Inep, ao confirmar a necessidade de atendimento diferenciado ou especial, o participante do Enem terá uma lista de opções e deverá marcar em qual se encaixa. É nessa lista onde estão incluídos também os guardadores de sábado. Essa opção é uma das primeiras que o participante terá que apontar no momento de se inscrever. Na página em que o interessado preencher as informações pessoais, como endereço, RG, cor/ raça, deverá selecionar também se necessita desse atendimento diferenciado.

Os guardadores de sábado, ou sabatistas, são aqueles que por motivo religioso guardam esse dia da semana.  Do pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado, religiões como adventistas e batistas de sétimo dia, entre outros, têm como recomendação repousar ou rezar nesse período.  É o caso de Luana Barbosa dos Santos, 17. Ele está no 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande. Ela fará a inscrição ao Enem ainda nesta semana e prepara-se para o dia do exame. “A preparação é a mesma, nos preparamos antes na alimentação,na saúde,na hora de dormir,mas na hora tem que se cuidar no conhecimento”, disse a candidata. Luana nasceu em família adventista e preferiu seguir as regras da crença.

Assim como no ano passado, os que se declararam sabatistas começarão a responder o caderno de provas após o pôr do sol. Porém, deverão chegar aos locais de prova junto com os outros inscritos, antes das 12h (horário de Mato Grosso do Sul). As provas serão aplicadas em novembro nos dias 08 e 09 (sábado e domingo), a partir das 13h, horário oficial de Brasília.

O tempo para fazer a prova, mesmo no fim do dia, acaba sendo o mesmo dos outros candidatos. O tempo total para fazer o Enem ultrapassa as 10h. Esse foi o período enfrentado por candidatos do ano passado.   “Na primeira vez que fiz a prova conversei com pessoas que já tinha feito, mas agora já sei” garante Luana Barbosa. As inscrições para o Enem terminam na próxima sexta-feira (23).