Pastor Silas Malafaia critica a não cassação do mandato de Donadon: ‘É estarrecedor e vergonhoso’

Compartilhe:

O pastor Silas Malafaia comentou a não cassação do mandato do deputado federal Natan Donadon (sem partido – RO) no final da última semana: “É estarrecedor e vergonhoso para a sociedade brasileira ver um deputado condenado pela instância superior [Supremo Tribunal Federal] (STF) e ainda a Câmara de Deputados ter que votar se vai cassá-lo ou não. QUE VERGONHA! […] Para vergonha do Brasil e do Congresso Nacional, o único país no mundo, onde deputado ladrão e corrupto continua com mandato”.

Na noite de quarta-feira (28), em votação secreta, apenas 233 parlamentares apoiaram a cassação, sendo que precisava de, no mínimo, 257 votos (maioria absoluta) para esse tipo de decisão. Após isso, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), solitariamente, optou por afastá-lo do cargo.

Malafaia relacionou esse caso de Donadon com o julgamento do mensalão: “Isto é um ensaio da ‘banda podre’ do Congresso Nacional sinalizando o que pretendem fazer com os deputados condenados no mensalão, onde o STF está analisando os últimos recursos”.

E, por fim, o pastor elogiou o deputado Henrique Alves: “E esperamos que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) mantenha a sua postura louvável de só colocar em votação outros casos de cassação de mandato, quando for aprovada a obrigatoriedade do voto aberto”.

Na terça-feira (3), a Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que torna todas as votações do Congresso abertas. O projeto ainda precisa ser avaliado pelo Senado.

Natan foi preso no final de junho deste ano (2013) para cumprir em regime fechado a condenação por peculato e por formação de quadrilha, ambos os delitos cometidos no sentido de desviar recursos públicos da Assembleia Legislativa de Rondônia (RO). A quantia furtada ultrapassa R$ 8 milhões. A pena totaliza mais de 13 anos, sendo que pelo menos dois desses devem ser cumpridos na cadeia. Ele está detido na penitenciária da Papuda (DF).

Donadon nega ter cometido qualquer delito.